Curso de Gastronomia em Paris (École FERRANDI)

“As ervas aromáticas são como o batom vermelho nos lábios de uma linda mulher” (Charles Darbonne).

Se você comparar o peso das ervas que compõem um prato, elas representarão quase nada do total dos demais ingredientes. Da mesma forma ocorre com o batom vermelho nos lábios de uma mulher, em relação ao seu look para uma festa – que perto de tanta produção, parece só o arremate. Mas a diferença que ambos fazem, ah, isso temos que aceitar, é indiscutível!

O mágico toque final que transforma sabor e beleza: lindo casamento! Sejam bem-vindos ao mundo maravilhoso das ervas aromáticas!

Assim começa a bela experiência na famosa Escola de Gastronomia parisiense, l’École Ferrandi, (www.ferrandi-paris.fr), situada no coração do 6e arrondissement da capital.

Assim que comecei a trabalhar com ervas aromáticas aqui na França, como parte de minha formação, fui inscrito para passar dois dias inteiros estudando e aprendendo técnicas na Escola Ferrandi.

Confesso que cheguei sem saber nada, nenhuma receita muito elaborada ou muito menos práticas da alta gastronomia. Sabia, claro, que seria pouco para me tornar um expert (risos), porém, desembarquei com um único sentimento, vontade de aprender algo novo e descobrir esse mundo durante essas boas horas dedicadas à gastronomia francesa.

Um verdadeiro presente como formação. Um chefe gabaritado, professor da École Ferrandi nos recebe 7h00 em ponto, de maneira ríspida e direta nos pedindo para nos apresentarmos (chefes de cozinha são realmente personagens à parte). Nos dividiu rapidamente em 3 grupos de 3 pessoas para os trabalhos. Seguiu apresentando o menu do dia que iríamos preparar, as ervas que utilizaríamos nas entradas / pratos principais / sobremesas, deu poucos detalhes e nos levou direto para a linda e equipada cozinha industrial da escola.

Alí recebemos os aventais, tocas, guardanapos e diversos utensílios como facas, tábua e uma série de outros itens totalmente desconhecidos por mim. Então o chefe nos apresentou à equipe de ajudantes (lavadores de louça e cozinheiros apoiadores) fez um giro pela cozinha mostrando os principais equipamentos (fornos, chapas, geladeiras, aparelhos de alta tecnologia para bater, cortar, assar), enfim, tudo o que teríamos à disposição durante nossa formação.

Mãos à obra!!! Lava e corta daqui, tempera dali, aquece o forno precisamente a 93,5ºC… bingo! E os pratos começam a tomar forma pouco a pouco!

Meus Deus, quantas técnicas, quanta beleza e sabor! Ingredientes tradicionais em nossa cozinha se transformam num piscar de olhos! Seria impossível descrever aqui toda lição aprendida e, claro, as falhas, repetições de 2, 3 e até 4x para acertar o ponto do creme do macaron de hortelã que preparamos… Incluindo até choro de uma colega de grupo que não soube lidar com a pressão do chefe ao gritar: “Não!! Se errou o ponto, joga fora e começa novamente do zero”. (risos).

O perfeito não existe, mas a excelência em cozinha se chama École Ferrandi!

Para saber mais acesse www.ferrandi-paris.fr ou nos escreva! Teremos o maior prazer em ajudá-los!

Merci, chef ! Bon appétit !

Um comentário em “Curso de Gastronomia em Paris (École FERRANDI)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *