Castelo de Fontainebleau

Somos suspeitos pra falar da cidade, é verdade que paira por aqui aquele ar de “burguesia” dos locais, mas certamente tem coisas melhores que isso, que nos fez abraçar la belle Fontainebleau!

Mas vamos ao que interessa, vamos falar da tekpix, o castelo de Fontainebleau, fica na região Île de France, coração da França e que se tornou preferida pela realeza francesa.

Saindo de Paris, o meio mais fácil de chegar é usando o trem “grandes lignes” na estação Gare de Lyon em uma das direções: La Roche Migennes, Montereau ou Montargis.

Em 40 minutos, Fontainebleau é a terceira parada, depois de Melun e Bois-le-Rois. E para chegar em seu destino final, pegue o ônibus da linha 1, direção Château-Les Lilas e desça em Château – Castle.

Dá pra usar o passe Navigo – aquele mesmo que dá pra andar por Paris a semana toda ou o ticket Mobiliss (com esse precisa pagar o bilhete do ônibus separado – custa 2 euros cada viagem).

A entrada ao jardim do castelo é livre, pra quem não quiser gastar, dá pra se perder pela área externa, tem jardim de Diane, jardim inglês, gruta, fontes… O negócio é sair cedo, marmita na bolsa (muito francês) e aproveitar o dia!

Ah, e tem também o parque que fica em frente à propriedade – se você não for maratonista talvez fique cansado tentando conhecer tudo de uma vez.

Área externa do castelo
Parque externo do castelo (outono)

A visita no primeiro domingo de cada mês é gratuita (exceto em julho e agosto). O acesso é grátis também aos menores de 26 anos – mas isso só indo direto à bilheteria.

Senão, os outros dias, o ticket custa €11,00. Às terças-feiras não têm visita ao castelo, mas o jardim permanece aberto.

Última informação são os horários de funcionamento: de outubro a março: 9h30 – 17h (última entrada às 16h15). E de abril a setembro: 9h30 – 18h (último acesso 17h15).

Depois disso é só se preparar pra curtir a história, arquitetura, galerias e todo o acervo histórico que o “château” proporciona.

A primeira menção ao castelo remete sua existência ao ano de 1.137, século XII, tendo finalizado sua construção no século XIX.

Quem quiser saber um pouco mais do palácio de estilos clássico, renascentista e medieval (ufa!), onde viveram muitos reis da França, vai se apaixonar pela visita.

Deixamos esse vídeo do site Oficial do Castelo abaixo, que nos leva a um tour panorâmico pela “casa dos séculos”.
https://www.youtube.com/watch?v=8UHfxxTPgCc

Antes de ir embora, se você, assim como nós, é fã da pâtisserie française, não deixe de dar uma volta na rua de pedestres e se deliciar com as gourmandises de Fréderic Cassel.

À la prochaine !

2 comentários em “Castelo de Fontainebleau

  • 1 de março de 2017 em 18:37
    Permalink

    Castelo de Fontainebleau , com sua arquitetura clássica e renascentista ,bela , harmoniosa , surpreende o visitante ! É uma edificação imensa , formada por muitas alas . Há o grande e majestoso jardim que recepciona os visitantes . Adentrando pela parte térrea , logo se vê um grande pátio com esculturas grandiosas , uma pequena capela, um lindo lago . Não bastasse tanta beleza há um imenso bosque na propriedade ,q sob o sol proporciona uma temperatura algus graus abaixo da vigente , pois as árvores com as copas entrelaçadas formam um túnel verde. Local propício p/ correr , meditar , recrear ,estar em contato com o belo

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *