Le Tour de France

Prepare-se para a grande aventura, vista seu traje de ciclismo, prepare seu “kit bike”, sua hidratação e vamos lá…  Você irá se surpreender com a história dessa prova, o Tour de France é mágico!

As primeiras provas de ciclismo na França nasceram no final do século XIX, mais precisamente em 1860. Mas foi no início do século XX (1903), que um grupo de 60 loucos aceitaram o desafio, e no 1° de Julho de 1903, largaram da pacata Montgeron, cidade a aproximadamente 20 km ao sul de Paris, para percorrer mais de 2500 km de bike. Após seis etapas exaustivas de Nantes-Paris, a cerca de 470 km cada trecho, somente 21 atletas completaram essa loucura. Assim nascia o Tour de France.

Tour

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: www.letour.fr

Na época, a prova rapidamente despertou uma euforia geral, uma mistura de espanto e admiração pelo que os atletas que se tornaram para os franceses, verdadeiros heróis… E, Voilá, Brasil, o evento conquista seu espaço.

O Tour de France tem história, passou por anos de glórias, dificuldades e interdições, sobreviveu às guerras, e foi aos poucos se globalizando e conquistando o mundo com harmonia, elegância e claro, milhares e milhares de quilômetros rodados… Passaríamos horas citando os principais fatos, as melhores etapas, os grandes campeões, que afinal, somam-se 112 anos de história desde sua criação e 102 provas realizadas.

Tem de tudo, tem ciclista que virou ídolo por ter dado a roda para um colega durante a prova, tem ídolo estrangeiro, francês à la “Rubinho”, zoado por terminar sempre em segundo lugar, as largadas fora da França – nos países vizinhos, os emblemáticos casos de dopagem num período mais recente, entre outros milhares de fatos interessantes.

O que vale saber, é que a cada ano temos um novo percurso, a prova é “itinerante”, ou seja, novas paisagens, novas emoções. Em 2016 será realizada a 103ª edição do Tour, intitulado em francês “La Manche à Son Tour”, (La Manche é como um estado na França, aqui chamado de departamento, localizado na região da Baixa Normandia, cuja capital é a cidade de Saint-Lô). Se chama Manche pois está nas margens do canal da Mancha, braço de mar que é parte do Oceano Atântico e que separa a Grã-Bretanha do norte da França.

A abertura oficial ocorrerá na quarta-feira, 29/06/2016, no parque de exposições de Saint-Lô. Dia 30/06 será a apresentação oficial das Equipes, para então no sábado, 02/07 dar inicio à primeira etapa aos pés do fodástico Mont-Saint-Michel. Abaixo colocamos a programação da prova desse ano.

Percurso 2016

Etapas 2016

Imagens: www.letour.fr/le-tour/2016/fr/

Gostou? O Voilà, Brasil estará lá para assistir a grande chegada! Está interessado em nos acompanhar nessa aventura? Nos escreva! 🙂

3 comentários em “Le Tour de France

  • 24 de maio de 2016 em 05:09
    Permalink

    You have got interesting articles here. Your
    blog can go viral, you need some initial traffic only.
    How to get initial traffic??? Search google for: marihhu’s tips

    Resposta
  • 6 de junho de 2016 em 19:44
    Permalink

    Sonho de qualquer ciclista, amador ou profissional, assistir um dia o TOUR DE FRANCE!

    Resposta
    • 6 de junho de 2016 em 19:50
      Permalink

      Quem sabe logo o quarteto estará junto e presente nesse grande evento! 😉

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *